Othelino Filho, escritor, jornalista e advogado, referência da resistência escrita no Maranhão |
- Othelino!
Por ser uma data comemorativa para aquela imaginei que ele não me dariam muita atenção, engano meu, aquele simpático senhor em sua mesa de café não só me convidou pra lhe acompanhar no café, como compartilhamos sem parar, infinitas histórias das nove às treze horas daquele dia, como se fôssemos velhos amigos e companheiros de militância.
Todo o panteon político maranhense e brasileiro desfilava em cenas grandiosas ou patéticas, célebres ou cômicas, desde os mais luminosos seres da nossa história recente como Neiva Moreira, Leonel Brizola, Jackson Lago e Outros até como diria George Lucas, o mais o lado negro da força, encabeçado por Sarney e seus asseclas, anões, bufões e nomeações e etc!
Soube dele a versão correta do assassinato de seu pai, Othelino Nova Alves, e de sua vinda para o Maranhão nos anos 60, e de como foi preso pela ditadura, soube dele, como formou sua família e de tudo que lutou para dar a formação educacional e moral que seus filhos têm.
Soube dele de uma vida que se narrada em romance não seria considerada literatura política e sim uma aventura épica, de um grande herói que havendo passado o tempo da capa e da espada se valia da pena e da letra, um herói que advogado como seu pai, foi pobre como seu povo, que sendo jornalista como seus colegas, foi militante como seus irmãos.
Escritor junto com seu filho de quatro livros que retratam um Maranhão triste mas real, despido de máscaras e mentiras eleitoreiras, um Maranhão faminto, oprimido e sem esperança que vê raiar, depois de décadas do final da ditadura uma esperança de se libertador de uma oligarquia tirana e corrupta que a tantos anos saqueia, um Maranhão que anseia por libertação.
Um Othelino que entre a geração do pai mártir e do filho, também político, soube ser ele mesmo tudo que um homem de bem pode ser para si, sua família e sua nação, soube ser um farol pra que gerações como a minha, que escreve blogs não se esborrache nos rochedos dessa torpe política maranhense, de bigode e farda que não convence mais ninguém.
Não é de nenhum dos três Othelino's que esse blog vai tratar, mas da luta deles.
Aqui publicaremos os seus textos, as suas lutas e as nossas conquistas, aqui falaremos da libertação do Maranhão, aqui será o novo palanque para o velho militante e para o jovem lutador.
Bem vindos todos, ao novo blog do Othelino.
Fabiano Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário