quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Nossos Heróis de Verdade

Maranhão, nosso berço de heróis, nesta triste semana, tirana, que de luto, vemos a vitória da fraude e a glória do infame, ergo meus olhos para o céu, para adiante e o que vejo é o melhor, sim, o melhor! Pois temos ao nosso lado, tudo que os que são os verdadeiros inimigos desta pátria mãe gentil, Maranhão, não têm.
Somos nós os heróis!
Ainda que o resultado das urnas em 03 de outubro, desfavorável ao povo, a verdade sempre estará com os que a tem, e não com os que a escravizam.
Sim, escravizar a verdade, é disso que estou falando. Subordinar a realidade que se vê a um sistema de mentiras, mantendo a nossa gente em ignorância e desinformação, comprando votos ou mesmo uma eleição, saindo vitoriosos de uma disputa injusta não se compra ainda a verdade!
Não se compra a consciência de um povo, apenas o seu voto! Muitos talvez tenham sido comprados, não sei, não vi, mas vi muitas eleições, vi o suficiente para saber como as ruas reagem, como a população se vê e como o espírito da coletividade se manifesta.
Segunda-feira, 04 de outubro. nossa cidade amanheceu mais triste do que eu me lembro de tê-la visto em muitos anos, por mais incrível que possa parecer. Nuvens cobriram a cidade após meses de um sol torrencial que nos cozinhava até o pensamento. Nada se via de memoráveis “dias seguintes” pelos quais passamos após pleitos em que o destino da nação, do estado e de seus municípios era decidido.
Algumas poucas carretas ou seja lá como chamam aquele desfile de caminhonetes do ano, seus “campeões” acenando a um povo apático, frio. Essa não é a reação de um povo que escolheu o melhor, e sim a de um povo cansado e resignado.
       Mas, esta resignação não pode durar para sempre. Não é da natureza deste povo de Beckman, deste povo de luta esta apatia.
Enquanto houver uma trincheira de luta (Jornal Pequeno, o grande Bogéa e seus legítimos e fiéis seguidores) para se combater o bom combate, a verdade não estará perdida de vez. Enquanto um só par de mãos empunhar uma bandeira em nome da liberdade, do desenvolvimento sustentável e da justiça social, o mundo ainda pode ter esperanças, pode crer que um mundo melhor virá.
Confio em nossos heróis e em um novo Maranhão. Confio que nossos verdadeiros campeões não nos deixarão; embora alguns tombem, sucumbam ao peso do fardo. É de se esperar que no decorrer de décadas e décadas, em prol da luta, tenham que deixar o campo de batalha e entrar no campo das idéias. É perfeitamente compreensível e necessário.
Entretanto, eu sei que nosso seleiro é bem maior do que eles pensam, e nosso solo é bem mais fértil de mentes do que se pode imaginar.
Enquanto houver um Marcos Silva que diga as verdades que doem, mas que são necessárias, haverá motivo pra crer no melhor.
Enquanto houver um Jackson Lago que abra mão de sua vida pela vida de um povo, haverá motivos para lutarmos todos juntos.
Enquanto houver um Flávio Dino que inspire nossa juventude e nos faça acreditar que o novo sempre vem, vestiremos vermelho, cantaremos um hino e sairemos às ruas.
Assim são estes homens Kamikazes, Mujahedins, Partizans, Cruzados, em nossa própria guerra santa, travada no campo das idéias, no campo das palavras, na eterna luta da verdade contra a mentira. Se doando, se entregando à uma causa, à nossas causas, à nossas coisas.

Enquanto houver Othelinos, pai, filho ou neto nunca lutaremos sozinhos sem um legítimo campeão. Enquanto houver um Novo, Um Nova, sendo gerado no ventre desta terra haverá esperança, de outro 04 de outubro, com o povo em festa a cantar:
...“ Apesar de você, amanhã há de ser um outro dia”...

O DIA EM QUE A TERRA PAROU
04 de Outubro passado não foi só um dia triste para o Estado, com a greve dos bancos e o descrédito geral da população no governo eleito para o Estado. As ruas desertas lembravam muito a antiga música do Raul, sobretudo a parte que diz “e nas Igrejas nem um sino a badalar, pois sabiam que os fiéis, também não estavam lá” E quem ainda tem fé no governo à esta altura?

A NOVA ASSEMBLÉIA
Como é de costume, a renovação da Assembléia Legislativa foi motivo de muitos comentários após a apuração das urnas. Renovação? Entre os cotados para assumir a presidência da casa, estão dois ex-presidentes e um monte de nomes batidos e revirados.

OTHELINO FILHO
O Jornalista Othelino Filho, que dá nome e assina esta coluna, estará ausente por algumas semanas para uma pequena cirurgia e uns merecidos dias de descanso com a família na sua querida Meruoca, próxima à sua não menos amada Sobral, “Princesa do Norte” do Ceará.

(*) Fabiano Soares (redator interino).

Nenhum comentário:

Postar um comentário